quinta-feira, 29 de maio de 2008

Os gráficos de percentis


Estes gráficos sempre me meteram confusão. A minha filha nunca se encaixava em nenhuma linha concreta. Ora acima ora abaixo mas nunca acertava na dita...
A pediatra começou a pôr em causa o leite materno, uma infecção urinária, um problema de apetite... enfim uma série de doenças prováveis e logo marcou análises. Eu detesto agulhas, sangue e principalmente ver a minha filha chorar com dores. Mais, se essas dores não forem necessárias... Adiei o bicho das análises e comecei a pesquisar, a perguntar, a sondar. Tcahram!Afinal os tais gráficos são americanos, de apenas uma classe particular de pessoas de uma certa etnia! Estes gráfico entretanto sofreram alguns acertos mas ainda assim continuam a ser basedos em análises de bebés alimentados com fórmulas de leite, porque os amamentados ao peito começam a ser uma minoria (?), e então não têm direito a gráficos de percentil :)

Ainda assim durante a minha pesquisa encontrei um gráfico bem mais interessante para quem quiser consultar, uma vez que reúne os dados de peso, tamanho e idade num só. Assim a informação torna-se mais personalizada e fiável. Em http://www.cdc.gov/growthcharts donde são retirados os gráficos dos boletins de saúde e podemos ainda ter acesso bem como aos da OMS http://www.who.int/childgrowth/standards/chart_catalogue/en/index.html. Vale a pena comparar e ver a disparidade que existe, porque somos de facto todos diferentes!!
Isto claro quando a mãe quer só ver como anda o seu rebento... como se as mães não soubessem como eles estão só de olhar para eles :) o instinto é poderoso, não vamos deixar que nos tirem!

3 comentários:

Romy Maria disse...

É exatamente desse site que foram retirados os gráficos usados para os Boletins de Saude Infantil que todas temos, feito por Americanos para Americanos.

Se os nossos bebés sao saúdaveis, activos e se, principalmente, nós olharmos para eles e soubermos cá dentro que está tudo bem com eles é porque está mesmo. Estas tabelas só existem para nos deixar stressadas!! GREVE ÀS TABELAS!!

mamasita disse...

Rosa é verdade que são daqui extraídos os gráficos que temos nos boletins mas estes que falo são os que são apresentados na página da OMS. http://www.who.int/childgrowth/standards/chart_catalogue/en/index.html
nas página que referenciei como link aparecem os vários tipos de gráficos e daí ser interessante compará-los. foi o que fiz e de facto são realmente diferentes. mas talvez seja melhor linkar ao da OMS já que nos dá dados mais reais e completos :)
obrigada pelo post!

Catarina Santos disse...

no entanto penso que as tabelas não são más :) a maria foi amamentada até aos 26 meses e sempre esteve acima do percentil 95 na altura ehehe

nunca bebeu outro leite q não o meu.
e no peso está igualmente boa.