domingo, 17 de agosto de 2008

Precisam de uma Doula?


Com tanta agitação e preparação para o verão nem tive tempo de contar que fiz o Curso de iniciação de Doula com a Luísa e a Ana da Associação Doulas de Portugal :)

A Doula acompanha a mãe e a sua família durante a gravidez, parto e pós-parto. na amamentação e nos cuidados com o bebé. Na verdade a Doula só empodera a mãe para que ela chame e acredite no seu instinto tantas vezes reprimido pela sociedade em que hoje vivemos.
Geralmente, a doula conhece a futura mãe durante a gravidez, estabelecendo-se entre elas uma relação de empatia e confiança.
O apoio da doula continua no pós-parto, através de algumas visitas à mãe, preparando um chá ou uma refeição, ou até auxiliando em pequenas tarefas domésticas que permitam à mãe passar mais e melhor tempo com o seu bebé nos primeiros dias. Noutros países existem as doulas de pós-parto especializadas neste tipo de assistência.
A doula é nos dias de hoje uma profissional da humanização do parto, que vê o parto como um evento normal e pleno de significado na vida das mulheres, e o compreende como um processo fisiológico, que não pode ser desligado das dimensões física, psicológica, sexual, afectiva e espiritual do ser feminino.


(texto parcialmente retirado do testemunho da Doula Carla Guiomar www.doulasdeportugal.org)


Porque NINGUÉM melhor que a mãe da sua cria sabe o melhor para ela. Assim como a mãe tem o poder de criar, alimentar e dar vida dentro de si, sabe igualmente fazê-lo fora do seu ventre.Por vezes a pressão exterior é que é tanta que nos esquecemos desse poder. Queremos ser protagonistas da nossa vida da nossa gravidez e do nosso parto. E seremos!! O parto é nosso :)



Sem comentários: