sábado, 13 de dezembro de 2008

workshop do pano

Olá a tod@s!

Na Feira Porto Bebé algumas pessoas mostraram interesse em organizarmos um workshop de utilização do pano porta bebés.

Venho assim abrir este Post para os interessados fazerem aqui uma pré-inscrição.


O preço são 15€/pessoa ou 20€ o casal

Os participantes têm um desconto de 20% nos panos

local: Porto (a definir)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O que é uma Doula

Segundo a Organização Mundial de Saúde, no seu guia "Assistência ao Parto Normal: um guia prático", uma doula é "(...) uma prestadora de serviços que recebeu formação básica sobre o parto e que está familiarizada com uma ampla variedade de procedimentos de assistência.

Fornece apoio emocional, o qual consiste em elogios, reafirmação, medidas para aumentar o conforto materno, contacto físico (... ) explicações sobre o que está a acontecer durante o trabalho de parto e uma presença amiga constante.

Antes do parto

a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e do pós-parto, estando sempre disponível para conversar ou esclarecer dúvidas.

Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher preparar-se, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Apoia na elaboração de um plano de parto.

Durante o parto

A doula funciona como um interface entre o pessoal médico e de enfermagem e o casal, explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza do atendimento generalizado de um hospital num dos momentos mais vulneráveis na vida de uma mulher.

A doula pode ajudar a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc...

Estimula a participação do marido ou companheiro em todo o processo e apoia a mulher durante o período expulsivo, incluindo na possibilidade da liberdade de escolha quanto à posição a ser adoptada.

No pós-parto

A doula visita a nova família, oferecendo apoio para o período do pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebé. Também pode ajudar em pequenas tarefas domésticas, como por exemplo preparar uma refeição, para que a mãe se possa dedicar ao bebé

A doula não faz qualquer procedimento médico, e portanto não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto.

A doula é alguém que conhece e compreende a fisiologia do parto, contribuindo para o reforço da confiança da grávida no seu próprio corpo, na sua capacidade inata de parir e amamentar o seu filho, tentando reaproximar a mulher da sua sabedoria interior.

A doula acima de tudo tem que saber escutar as necessidades da mulher grávida, procurando saber o que ela pretende com a sua gravidez e as suas expectativas em relação ao parto.

Uma doula é uma amiga, alguém que independente das suas convicções presta apoio e aconselhamento sem nunca dizer não deves ou não podes mas oferecendo a máxima informação possível para que a grávida/casal possa tomar as suas próprias decisões de uma forma consciente e informada.

Um estudo de 1993 por Kennel e Klaus, autores do livro "The Doula Book: How a trained Labour Companion Can Help You Have a Shorter, Easier and Healthier Birth", demonstrou que as mulheres que têm uma doula no seu parto experimentam:

Redução de 50% na realização de cesarianas

Redução em 25% na duração do trabalho de parto

Redução de 60% nos pedidos de anestesia epidural

Redução de 30% nos pedidos de alívio da dor Redução de 40% no uso da oxitocina sintética

Redução de 40% no uso de forceps.

Além destes, outros resultados positivos foram observados:

Aumento nas taxas de amamentação

Diminuição nos índices de Depressão pós-parto

Aumento da satisfação materna

Melhoria na interacção mãe-bebé

Segundo o pediatra americano John Kennel, "se as doulas fossem uma droga, seria anti-ético não as usar".Mas, infelizmente, as doulas são seres humanos e num ambiente cultural francamente tecnocrático o humano fica em segundo plano.

Antigamente era frequente a futura mãe ser assistida ao longo do trabalho de parto por outras mulheres mais experientes, vizinhas, familiares, mulheres que já tinham filhos e já tinham passado por aquilo.

Conforme o parto foi sendo tratado como um assunto médico, os nascimentos passaram a ocorrer em hospitais e maternidades, com a assistência de uma equipa especializada: o médico obstetra, a enfermeira parteira, a auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com sua função bastante definida. No entanto ficou uma grande lacuna: quem cuida do bem estar físico e emocional daquela mãe que está a dar à luz? Essa lacuna pode e deve ser preenchida pela doula. Apesar de ser uma função antiga, é paradoxalmente, hoje em dia que uma acompanhante de parto se torna imprescindível. O ambiente mecanizado e frio dos hospitais e a presença de um grande número de pessoas desconhecidas tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade no momento do nascimento. Se o parto é também um momento emocional e afectivo, é do apoio igualmente emocional e afectivo que uma mulher precisa. Daí a importância da doula.

retirado do blog "Aqui há bebé"

Porquê ter uma Doula

Porquê ter uma Doula?

Porque geralmente os partos com o apoio de uma doula são mais rápidos e menos complicados

Porque a doula ajuda a que a mulher sinta o parto como uma experiência positiva (e essa experiência terá repercurssões no futuro)

Porque os pais que podem contar com o apoio de uma doula sentem-se mais confiantes e acarinhados

Porque a doula também ajuda os pais a adaptarem-se às exigencias desta nova etapa das suas vidas

Porque uma doula ajuda com a amamentação e quem conta com o seu apoio tem maiores probabilidades de vir a ter uma amamentação de sucesso

Porque as mulheres que contam com uma doula têm menos probabilidades de vir a sofrer depressões pós-parto

Porque a doula é uma pessoa com quem se pode contar 24 horas por dia para todo o tipo de dúvidas e desabafos

Porque no meio do "desconhecido" do parto a doula vai ser uma mão amiga que saberá tranquilizar a futura mãe e o seu companheiro

Porque a doula além de ajudar a mãe, dará apoio ao acompanhante relativamente às formas que este poderá encontrar para ajudar e apoiar a futura mãe

Porque a doula tem conhecimentos suficientes e actualizados para explicar aos pais todas as alternativas ao seu dispor e ajudá-los a elaborar um plano de parto

Porque a doula recebeu formação e sabe o que a mulher precisa durante o parto, sabe aplicar técnicas no alívio da dor, conhece posições que facilitam o progresso do trabalho de parto

Porque com uma doula a futura mãe tem menos 50 % de probabilidades de precisar de uma cesariana e a duração do trabalho de parto reduz em média 25%. Tem 60% menos de probabilidades de necessitar uma epidural e menos 40% de hipóteses de vir a precisar de oxitocina sintética. Nos partos com doula, a necessidade de usar fórceps desce 40%, comparando com partos sem o seu apoio[1]

Porque até a própria Organização Mundial de Saúde[2] se refere de forma bastante favorável ao acompanhamento das doulas no trabalho de parto, referindo que a sua presença oferece "muitos benefícios, incluíndo partos mais rápidos, com menos medicação e uso de epidural, menos índices de apgar abaixo de 7 nos recém-nascidos e menos partos instrumentalizados"[3]

Porque a doula é alguém com quem se pode contar para ajudar depois do parto, mesmo com pequenos gestos como preparar uma refeição reconfortante para a mãe enquanto esta descansa com o seu bebé

Porque o apoio de uma doula durante o final da gravidez, parto e pós-parto, não custa mais do que 3 consultas com um médico particular e apesar disso envolve um acompanhamento muito próximo, exclusivo e constante

[1] segundo um estudo de 1993 por Kennel e Klaus, autores do livro "The Doula Book: How a trained Labour Companion Can Help You Have a Shorter, Easier and Healthier Birth"
[2] "Safe Motherhood, Care in Normal Birth: a Practical Guide", World Health Organization, Geneva - WHO/FRH/MSM/96.24
[3] ref. a Klaus et al 1986, Hodnett and Osborn 1989, Hemminki et al 1990, Hotmeyer et al 1991

Retirado do blog "Aqui há bebé"

fraldas de pano VS fraldas descartáveis (Em $US)


AS fraldas de pano são uma alternativa muito mais natural e económica do que as actuais fraldas descartáveis. Ainda que estas ainda não sejam muito usadas em Portugal em países como os EUA ou Inglaterra já ultrapassam os 35% de utilizadores. Se ainda não descobriste o fabuloso mundo das fraldas de pano continua a ler e poderás obter mais informações.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quantas fraldas necessito?
O número depende da frequência com que se lavam e do tipo de fraldas que se usam:
tudo em um ou de duas peças. Nos primeiros meses 20 a 24 fraldas tradicionais e três capas impermeáveis serão o suficiente. O ideal será esperar até aos 4/5 meses para que se observe a sua evolução anatómica e de peso para escolher o tamanho mais adequado.


Como lavar as fraldas de pano?
A lavagem é muito importante e determinante da boa absorção da fraldas. Esta deve ser lavada pelo menos duas vezes antes de ser utilizada. Não se devem utilizar lixívias, amaciadores nem detergentes muito gordurosos uma vez que podem limitar a impermeabilização da capa. A fralda deve ser colocada para lavar fechada para que o velcro não perca a "força". devem ser lavadas entre 60-90º e pode usar-se máquina de secar.

Como evitar o aspecto amarelado e as manchas difíceis?
Existe uma sabão próprio para manchas difíceis onde as fraldas poderão ser colocadas de molho de preferência ao sol com pouca água. O suficiente apenas para as cobrir e bastante sabão. Para a cor amarelada uma solução será adicionar vinagre á água. A cor amarela é dada pela alcalinidade da água. Utilizar a máquina de sacar poderá também ajudar.

Que fazer se há fugas?
A fugas podem dever-se a três circunstâncias:
1.A capa impermeável não cobre totalmente o absorvente
2. O absorvente perdeu a sua capacidade devido ao uso de detergentes inadequados
3. A fralda está saturada e deve ser mudada com mais frequência ou ser adicionado um absorvente extra

Estas fraldas causam dermatites?
Não. A dermatite é causada pela combinação de urina e fezes junto á epiderme por períodos prolongados de tempo, diarreias ou alguns tipo de alimento que tenha tornado as fezes mais ácidas e não por causa da fralda. Este factor dá-se tanto em fraldas de pano como nas descartáveis.

Aguentam uma noite?
Sim. Poderá adicionar-se um absorvente extra ou utilizar-se um tipo de fralda tudo em um mais absorvente para a noite.

Se tiverem outras questões coloquem-nas que eu terei todo o prazer em responder assim como adicioná-las a esta lista ;)

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Mais t-shirts de amamentação






Ao fim de alguma "luta" saíram mais uns modelitos das t-shirts MOMADE!

Espero que gostem e fico a aguardar as vossas opiniões ;)
preço: 15€

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Os 3 E's da limpeza - Ecológica, Económica, Eficiente

Este texto foi retirado de um mail que mandaram. resolvi partilhar com todos

Limpeza Alternativa
A Terra está poluída. O ar, a água, o solo e, consequentemente, os alimentos estão contaminados pelos efeitos nefastos das acções humanas, que vão desequilibrando o ambiente. Precisamos de reverter este quadro, pensando, com responsabilidade, nas nossas escolhas e acções. Vivemos numa nave única, um planeta que já dá mostras evidentes de que, diante de tantas agressões, o equilíbrio torna-se mais difícil a cada momento. Precisamos, então, de repensar, reflectir e reorientar as nossas escolhas. Uma fonte importante de poluição ambiental, que afecta tanto a nossa saúde como a saúde do planeta, é a escolha do que usamos para limpar a nossa casa. Na sua maioria, os produtos de limpeza são fabricados com substâncias derivadas da indústria petroquímica, reconhecidamente uma das maiores fontes de poluição das águas e da atmosfera. Os líquidos coloridos e perfumados escondem vários componentes nocivos. Será que precisamos mesmo desses produtos? Por que não utilizar soluções mais naturais e económicas? Depende de nós diminuir a quantidade de elementos tóxicos que chegam às águas, ao ar e ao solo da Terra, através dos ralos das nossas cozinhas e casas de banho, e também do ar da nossa própria casa. A cada dia chegam ao mercado produtos de limpeza mais fortes e teoricamente mais eficientes, mas que são fontes de desequilíbrio, e de doença, para o organismo humano e para o planeta. A Agência de Protecção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos afirma, em relatório, que a poluição do ar interior das casas é um dos problemas de saúde ambiental mais importantes do país. A maioria das casas possui uma concentração por aérea de substâncias químicas nocivas de 2 a 70 vezes mais alta do que os ambientes externos, porque os produtos de limpeza e de higiene libertam vapores tóxicos quando são usados. Foram detectadas 150 substâncias químicas nas casas, com as quais as pessoas entram em contacto sem os cuidados e a protecção dos laboratórios (luvas, máscaras, óculos, etc.), já que são as mesmas substâncias químicas manuseadas em laboratórios. E este quadro é o mesmo em Portugal. Por isso, quando pensar em limpar a casa, pense também na saúde do seu corpo e do planeta, escolhendo produtos simples e naturais, que não aumentem ainda mais a poluição existente. Assim podemos limpar não apenas a nossa casa, mas também ajudar a limpar o planeta.
Soluções Alternativas:

Limpar Tudo: Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio num litro de água morna. Adicionar uma colher de sopa de vinagre branco, ou sumo de limão, para dissolver a gordura.
Desentupir a pia: Deitar no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água a ferver.
Limpar o forno: Misturar bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre, e passar com uma esponja. Remover com um pano.

Limpar os vidros: Passar uma solução com água e vinagre, e depois usar jornal para dar brilho.
Desodorizante de ambiente: 4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como óptimos purificadores do ar.
Para encerar: Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de sumo de limão ou vinagre, e aplicar com uma flanela.
Para limpar carpetes: Fazer uma solução de água com vinagre branco.
Para lustrar móveis: Fazer uma solução de uma parte de sumo de limão e duas partes de óleo vegetal. Dar brilho com uma flanela.
Desinfectante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.Limpar pratas: Mergulhar o objecto num recipiente com água morna, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sal. Dar brilho com um pano macio.
Limpar cobre: Esfregar uma mistura de limão e sal, lavar e secar com um pano bem limpo.
Limpar bronze: O sumo de limão clareia qualquer peça de bronze, que deve ser enxaguada em seguida.
Limpar objectos dourados: Utilizar, esfregando, limão ou uma mistura de água e vinagre em partes iguais.
Limpar objectos de latão: Polir as peças com molho inglês e, para conservar o brilho, esfregar azeite.
Limpar fórmica: Para tirar manchas de tinta esferográfica, e deixar a fórmica limpa, esfregar com álcool ou com uma solução de água com vinagre.
Espantar moscas e mosquitos: Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.
Evitar traças: Usar cânfora, em vez de naftalina. É tão eficiente e menos tóxica.
Afastar pulgas: Lavar os animais de estimação com água e sabonete (de preferência, feito com óleo de neem, que possui uma acção repelente sem ser tóxica). Enxugar. Aplicar a seguinte solução para manter as pulgas à distância: 2 colheres de sopa de alecrim fervidas num litro de água. Espalhar também pela casa folhas de erva-de-Santa-Maria e poejo.

Afastar os parasitas das plantas: Colocar no liquidificador 3 cebolas, 1 cabeça de alho, 2 pimentas-malagueta e 1 colher de sabão em barra. Bater com meio litro de água e espalhar esta mistura nas plantas. Pode-se também colocar alguns dentes de alho num pouco de água (se possível, de chuva) e deixar impregnar por cerca de dez dias. Usar, então, em um spray, para pulverizar as plantas.
Amaciador de roupa: Ao enxaguar a roupa, colocar meio copo de vinagre branco na última água. Além de amaciar, o vinagre realça as cores e impede que manchem.
Pasta de limpeza: Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência, biodegradável), reaproveite-os numa excelente pasta de limpeza. Basta deixar os restos de sabão de molho num pouco de água (o necessário para formar uma pasta) e, depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar. Está pronta a sua pasta de limpeza!
Adubo natural: Um verdadeiro adubo para as plantas pode ser obtido com substâncias normalmente desprezadas e desperdiçadas. A água onde cozinha as batatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto, borra do café - tudo isso funciona como um excelente adubo. Da mesma maneira, as cascas de batata e de cenoura podem ser colocadas directamente nos vasos para ajudar o desenvolvimento das plantas.
Passar bem: Produtos que facilitam a passagem de roupa contêm, geralmente, muitas substâncias tóxicas e perigosas. A solução feita com uma colher de sopa de polvilho dissolvida num litro de água cumpre o mesmo objectivo, ao ser aplicada nas roupas a serem passadas, sem poluir.
Pesticida natural: Ferver folhas de ruibarbo, durante meia hora, em quatro litros de água. Acrescentar uma colher de chá de sabão de coco, para a mistura aderir às folhas e expulsar os pulgões.
Tira cheiros: Numa divisão recém-pintada, o cheiro da tinta fresca desaparecerá mais depressa se deixar no ambiente uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola ou folhas de laranjeira.
Tirar "ruído": Se a porta estiver a ranger, fazer uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Colocar aos poucos nas dobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a mistura penetre bem nas dobradiças.
Tirar manchas: Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência, biodegradável). Lavar e, se restar algum vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal humedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. Manchas de café desaparecem esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedrinha de gelo até que a mancha suma.
Tirar humidade: Colocar um recipiente com pedaços de carvão no fundo dos armários, ou então pendurar pedaços de giz. Sempre com o cuidado de não sujar as roupas.
Fórmula mágica: A velha combinação de água quente e sabão (de preferência, biodegradável) continua a ser o melhor detergente. Limpa pisos de cerâmica, ladrilhos e azulejos, tira manchas de parede e a gordura das superfícies. E, melhor ainda, não ajuda a poluir a Terra.

domingo, 17 de agosto de 2008

Precisam de uma Doula?


Com tanta agitação e preparação para o verão nem tive tempo de contar que fiz o Curso de iniciação de Doula com a Luísa e a Ana da Associação Doulas de Portugal :)

A Doula acompanha a mãe e a sua família durante a gravidez, parto e pós-parto. na amamentação e nos cuidados com o bebé. Na verdade a Doula só empodera a mãe para que ela chame e acredite no seu instinto tantas vezes reprimido pela sociedade em que hoje vivemos.
Geralmente, a doula conhece a futura mãe durante a gravidez, estabelecendo-se entre elas uma relação de empatia e confiança.
O apoio da doula continua no pós-parto, através de algumas visitas à mãe, preparando um chá ou uma refeição, ou até auxiliando em pequenas tarefas domésticas que permitam à mãe passar mais e melhor tempo com o seu bebé nos primeiros dias. Noutros países existem as doulas de pós-parto especializadas neste tipo de assistência.
A doula é nos dias de hoje uma profissional da humanização do parto, que vê o parto como um evento normal e pleno de significado na vida das mulheres, e o compreende como um processo fisiológico, que não pode ser desligado das dimensões física, psicológica, sexual, afectiva e espiritual do ser feminino.


(texto parcialmente retirado do testemunho da Doula Carla Guiomar www.doulasdeportugal.org)


Porque NINGUÉM melhor que a mãe da sua cria sabe o melhor para ela. Assim como a mãe tem o poder de criar, alimentar e dar vida dentro de si, sabe igualmente fazê-lo fora do seu ventre.Por vezes a pressão exterior é que é tanta que nos esquecemos desse poder. Queremos ser protagonistas da nossa vida da nossa gravidez e do nosso parto. E seremos!! O parto é nosso :)



quinta-feira, 12 de junho de 2008

Protectores auriculares para bebés



Com a chegada do Verão começas as festas, os concertos... a borga!


Como os pais da Bia são muito festivaleiros resolveram incluir na sua gama de produtos uma novidade: protectores auditivos para bebés e crianças.

Estes protectores protegem os sensíveis ouvidos das nossas crias que ainda têm pouca protecção contra ruídos prejudiciais. Os protectores Peltor kid atenuam eficazmente os ruídos prejudiciais sem bloquear os outros sons.


Este protector é fácil e transportar e com um baixo perfil de forma a não sobressair ou chocar com outros objectos. Os aros envolventes estão protegidos com uma combinação especial de líquido e espuma. Assim, proporciona-se uma óptima adaptação no tamanho com baixa pressão na cabeça e um conforto excepcional mesmo durante longos períodos de utilização.

Peltor kid tem homologação CE e está pensado para crianças até aos 7 anos.
preço: 30€



terça-feira, 10 de junho de 2008

workshop de utilização do pano porta bebés

No Pano Porta Bebé há um maior contacto com a mãe fortalecendo os laços afectivos e aumentando a sintonia entre ambos.Juntos farão exercícios que aumentarão o vínculo afectivo e darão ao bebé um prazer e uma tranquilidade imprescindíveis para o seu desenvolvimento emocional. Para o bebé- Diminuição do choro e irritabilidade.- Sonos mais tranquilos.- Menos cólicas.- Reforço do sistema imunitário.- Ritmo respiratório e cardíaco mais certo.- Estímulo do equilíbrio.-Segurança, carinho e amor!


Local Quintal bioshop – R. do Rosário 177, 4050-524 Porto
Dia e hora: 22 de Junho – 16:00

Programa
- Como surgiu o pano
- A importância do contacto entre mãe e bebé - bonding
- Texturas, tingimentos e tecelagens
- Benefícios do uso
- Demonstração dos vários nós
- Questões, troca de opiniões (lanche convívio)

o workshop tem uma duração prevista de 2 horas

Preço: 15€ (1 pessoa) ; 20€ (o casal)
Todos os participantes terão 25% de desconto na compra do pano
(vários modelos disponíveis em algodão e linho)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Os gráficos de percentis


Estes gráficos sempre me meteram confusão. A minha filha nunca se encaixava em nenhuma linha concreta. Ora acima ora abaixo mas nunca acertava na dita...
A pediatra começou a pôr em causa o leite materno, uma infecção urinária, um problema de apetite... enfim uma série de doenças prováveis e logo marcou análises. Eu detesto agulhas, sangue e principalmente ver a minha filha chorar com dores. Mais, se essas dores não forem necessárias... Adiei o bicho das análises e comecei a pesquisar, a perguntar, a sondar. Tcahram!Afinal os tais gráficos são americanos, de apenas uma classe particular de pessoas de uma certa etnia! Estes gráfico entretanto sofreram alguns acertos mas ainda assim continuam a ser basedos em análises de bebés alimentados com fórmulas de leite, porque os amamentados ao peito começam a ser uma minoria (?), e então não têm direito a gráficos de percentil :)

Ainda assim durante a minha pesquisa encontrei um gráfico bem mais interessante para quem quiser consultar, uma vez que reúne os dados de peso, tamanho e idade num só. Assim a informação torna-se mais personalizada e fiável. Em http://www.cdc.gov/growthcharts donde são retirados os gráficos dos boletins de saúde e podemos ainda ter acesso bem como aos da OMS http://www.who.int/childgrowth/standards/chart_catalogue/en/index.html. Vale a pena comparar e ver a disparidade que existe, porque somos de facto todos diferentes!!
Isto claro quando a mãe quer só ver como anda o seu rebento... como se as mães não soubessem como eles estão só de olhar para eles :) o instinto é poderoso, não vamos deixar que nos tirem!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

As nozes de saponária - limpeza ecológica



O que são as nozes de sabão (Sapindus Mukorosse)?

As nozes são 100% naturais e não contém qualquer aditivo químico, daí que são a escolha ideal para quem tem pele sensível. Tem ainda propriedades bactericidas e fungicidas podendo ser utilizadas como limpeza do rabinho do bebé a até no seu banho.
A sua casca contém a "saponina" que reage com a água como um sabão.
São a alternativa natural com inúmeras vantagens:


Anti-alérgicas

Económicas

100% biodegradáveis

Não poluentes



Como usar?

Usar 8 a 10 nozes nos saquinhos próprios para o efeito ou reutilizar meias, sacos de detergentes de pastilha etc. basta colocar no tambor da máquina e já está. As nozes têm um cheiro neutro daí que para uma roupa perfumada devem acrescentar-se algumas gotas de óleo essencial no saquinho.


Aplicações

Numa panela ferver 50g de cascas num litro de água durante aproximadamente 20 min até estrair toda a saponina. quando arrefecer pode usar-se directamente ou adicionar aos detergentes ecológicos habituais.
Para se obter uma mistura mais espessa deve bater-se com a varinha mágica e coar.

pode usar-se como:

champô

lava tudo

detergente para a louça

sabonete líquido

detergente para o carro

limpa vidros

repelente de insectos para plantas

preço: 14€/Kg













Panos porta bebés para todo o lado




Hoje em dia os pais precisam ser assegurados que atender aos desejos do bebé é atender ás suas necessidades. A confusão de valores, o uso de regras e modelos e o medo de errar por vezes abafam os nossos instintos. A mãe sabe naturalmente que o melhor lugar para o seu bebé é junto a si, como foi durante 9 meses!

Desenvolve uma ligação profunda com o teu bebé, oferecendo segurança, dando e recebendo amor! No Pano Porta Bebé há um maior contacto com a mãe fortalecendo os laços afectivos e aumentando a sintonia entre ambos. Juntos farão exercícios que aumentarão o vínculo afectivo e darão ao bebé um prazer e uma tranquilidade imprescindíveis para o seu desenvolvimento emocional.


Para a Mãe/Pai
- Mais resistência
- Mais energia vital para realizar as tarefas diárias
-Elevação do ânimo (humor)
- O corpo retorna ao normal mais rapidamente
- Efeito anti-depressivo e ansiolítico
- Dissolução de tensões motoras crónicas
- Grande aumento da auto-estima e confiança


Para o bebé
- Diminuição do choro e irritabilidade
- Sonos mais tranquilos
- Menos cólicas
- Reforço do sistema imunitário
- Ritmo respiratório e cardíaco mais certo
- Estímulo do equilíbrio
- Sentirá segurança, carinho e amor!
Neste momento estamos a reformar o nosso stock de panos. Para este Verão vamos fazer panos em linho com uns toques étnicos. Aceitam-se encomendas para o meu mail.
preço: desde 30€

MOONCUP



O mooncup é um copo de silicone de 5cm de largura feito de silicone cirúrgico. Usa-se internamente como um tampão, recolhendo o fluxo vaginal sem perdas.


Uma mulher chega a usar 10.000 pensos e tampões durante toda a sua vida!!!!!
Para ti
Cómodo e prático
Invisível e seguro
Higiénico. fácil de limpar
Não contém produtos químicos
Retém mais fluxo que qualquer outro produto
Ideal para mulheres com pele sensível, eczema e alergias
Para a tua carteira
O mooncup dura anos, tornando-se o produto de higiene feminina mais económico do mercado
Custa menos do que gastas em 6 meses com produtos descartáveis
Para o planeta
É reutilizável: lavar e voltar a colocar
Não é necessário incinerar ou colocar em aterro
Não se utilizam dezenas de embalagens por mês
É a protecção mais ecológica que podes encontrar
preço: 30€

Os pensos de algodão Biológico

Os pensos de algodão são ideais para quem não gosta de tampões mas tem o ambiente e a saúde em consideração. E ainda para o Pós-parto. Neste último caso é muito importante que toda a zona vaginal fique em contacto com materiais o mais naturais possíveis uma vez que está tão exposta e sensível.

Não são as toalhas que as nossas avós usavam mas são a sua evolução tendo em conta que são reutilizáveis porque são laváveis, confortáveis e higiénicos. (Contém uma bolsa para colocar o penso usado e tamanhos maiores para a noite e dias de maior fluxo).

Os pensos normais contêm substâncias bastante agressivas para o nosso corpo, principalmente em contacto de uma mucosa tão sensível. Estas substâncias derivam do branqueamento que estes sofrem e dos materiais que os compõem para se tornarem mais absorventes e finos. O algodão biológico é sem dúvida o melhor material para peles sensíveis uma vez que não contém qualquer produto químico de síntese.

Preço: 25€ (pack 11 unid)


Como num cangurú


Os cobertores canguru foram uma invenção maravilhosa! O nome canguru está relacionado com este animal incrível que conserva junto a si e por tanto tempo as suas crias.

São feitos em tecido polar, que faz lembrar aquele quentinho da bolsa marsupial, do útero, do colo...
Têm a forma do corpo para permitir a passagem do cinto da cadeirinha do carro, para a cadeira de comer ou para o pano porta bebés

Os braços ficam de fora para bebés mais velhos se poderem movimentar ou para entro para os pequeninos se sentirem aconchegados
Têm uma carapuço grande para tapar as orelhinhas e manter uma sombra para os olhos sensíveis à luz.
Ideais para levar o bebé quentinho no pano, carrinho de passeio ou cadeira auto.

Têm um ajuste na cinta para manter o cebertor no lugar
Vária cores. e aceitam-se encomendas especiais para personalizar o cobertor :)

São feitos á mão com amor e paciência pela D. Helena
preço: 35€ a 45€ (existe em dois tamanhos)







segunda-feira, 12 de maio de 2008

O mundo das fraldas de pano


Existem três grandes tipos de fraldas de pano:

tudo em um - idênticas a uma fralda descartável mas com camadas de algodão. É só colocar e estão prontas a usar. ideiais para serem usadas por pessoas práticas e que não querem perder muito tempo a formatar cada fralda! Para o infantário, o pediatra, um passeio mais longo...
Demoram um bocadinha mais a secar mas também demoram a ficar molhadas :) por causa das várias camadas

fralda com bolso - São a opção mais usada hoje em dia uma vez que permitem aumentar ou diminuir a absorção conforme as necessidades do bebé. Basta colocar no bolso absorventes extra... ao retirar o absorvente este seca á parte. Esta operação permite que ambas as peças secam individualmente e por isso mais rápido.

fraldas de duas peças - São a opção mais económica! Usa-se uma capa impermeável no exterior e uma fralda absorvente no interior... aconselhada para os primeiros tempos: fralda tradicional + capa impermeável. A fralda tradicional aguenta perfeitamente um xixi de campeão de 2 a 3hrs. Quando o bebé já começa a dormir a noite toda convém ter para a noite uma fralda mais absorvente e de preferência com um sistema sempre seco (em algodão polar)

Agora é so adequar a situação e as necessidade de cada um!

qualquer dúvida estamos sempre por aqui ;)

Aqui podem ver os modelos que temos disponíveis
http://www.imsevimse.co.uk/





domingo, 11 de maio de 2008

Novo mundo


Sou mãe da Bia de 10 meses :)

No meu Blog vai ser possível visualizar produtos ecológicos para bebés e mamãs que tenho para vender em nossa casa:
fraldas de pano de algodão biológico, cobertores cangurú, artigos de higiene feminina - mooncup e pensos em algodão biológico, sabões caseiros...
Vou também divulgar algumas receitas e remédios naturais para diversos fins!

O objectivo desta opção é poder ver a minha filha crescer (e ela a mim :) ter tempo para nós, para o papá e para as coisas que gostamos de fazer!!
Espero que vos inspire :)