quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O que é uma Doula

Segundo a Organização Mundial de Saúde, no seu guia "Assistência ao Parto Normal: um guia prático", uma doula é "(...) uma prestadora de serviços que recebeu formação básica sobre o parto e que está familiarizada com uma ampla variedade de procedimentos de assistência.

Fornece apoio emocional, o qual consiste em elogios, reafirmação, medidas para aumentar o conforto materno, contacto físico (... ) explicações sobre o que está a acontecer durante o trabalho de parto e uma presença amiga constante.

Antes do parto

a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e do pós-parto, estando sempre disponível para conversar ou esclarecer dúvidas.

Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher preparar-se, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Apoia na elaboração de um plano de parto.

Durante o parto

A doula funciona como um interface entre o pessoal médico e de enfermagem e o casal, explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza do atendimento generalizado de um hospital num dos momentos mais vulneráveis na vida de uma mulher.

A doula pode ajudar a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc...

Estimula a participação do marido ou companheiro em todo o processo e apoia a mulher durante o período expulsivo, incluindo na possibilidade da liberdade de escolha quanto à posição a ser adoptada.

No pós-parto

A doula visita a nova família, oferecendo apoio para o período do pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebé. Também pode ajudar em pequenas tarefas domésticas, como por exemplo preparar uma refeição, para que a mãe se possa dedicar ao bebé

A doula não faz qualquer procedimento médico, e portanto não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto.

A doula é alguém que conhece e compreende a fisiologia do parto, contribuindo para o reforço da confiança da grávida no seu próprio corpo, na sua capacidade inata de parir e amamentar o seu filho, tentando reaproximar a mulher da sua sabedoria interior.

A doula acima de tudo tem que saber escutar as necessidades da mulher grávida, procurando saber o que ela pretende com a sua gravidez e as suas expectativas em relação ao parto.

Uma doula é uma amiga, alguém que independente das suas convicções presta apoio e aconselhamento sem nunca dizer não deves ou não podes mas oferecendo a máxima informação possível para que a grávida/casal possa tomar as suas próprias decisões de uma forma consciente e informada.

Um estudo de 1993 por Kennel e Klaus, autores do livro "The Doula Book: How a trained Labour Companion Can Help You Have a Shorter, Easier and Healthier Birth", demonstrou que as mulheres que têm uma doula no seu parto experimentam:

Redução de 50% na realização de cesarianas

Redução em 25% na duração do trabalho de parto

Redução de 60% nos pedidos de anestesia epidural

Redução de 30% nos pedidos de alívio da dor Redução de 40% no uso da oxitocina sintética

Redução de 40% no uso de forceps.

Além destes, outros resultados positivos foram observados:

Aumento nas taxas de amamentação

Diminuição nos índices de Depressão pós-parto

Aumento da satisfação materna

Melhoria na interacção mãe-bebé

Segundo o pediatra americano John Kennel, "se as doulas fossem uma droga, seria anti-ético não as usar".Mas, infelizmente, as doulas são seres humanos e num ambiente cultural francamente tecnocrático o humano fica em segundo plano.

Antigamente era frequente a futura mãe ser assistida ao longo do trabalho de parto por outras mulheres mais experientes, vizinhas, familiares, mulheres que já tinham filhos e já tinham passado por aquilo.

Conforme o parto foi sendo tratado como um assunto médico, os nascimentos passaram a ocorrer em hospitais e maternidades, com a assistência de uma equipa especializada: o médico obstetra, a enfermeira parteira, a auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com sua função bastante definida. No entanto ficou uma grande lacuna: quem cuida do bem estar físico e emocional daquela mãe que está a dar à luz? Essa lacuna pode e deve ser preenchida pela doula. Apesar de ser uma função antiga, é paradoxalmente, hoje em dia que uma acompanhante de parto se torna imprescindível. O ambiente mecanizado e frio dos hospitais e a presença de um grande número de pessoas desconhecidas tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade no momento do nascimento. Se o parto é também um momento emocional e afectivo, é do apoio igualmente emocional e afectivo que uma mulher precisa. Daí a importância da doula.

retirado do blog "Aqui há bebé"

Porquê ter uma Doula

Porquê ter uma Doula?

Porque geralmente os partos com o apoio de uma doula são mais rápidos e menos complicados

Porque a doula ajuda a que a mulher sinta o parto como uma experiência positiva (e essa experiência terá repercurssões no futuro)

Porque os pais que podem contar com o apoio de uma doula sentem-se mais confiantes e acarinhados

Porque a doula também ajuda os pais a adaptarem-se às exigencias desta nova etapa das suas vidas

Porque uma doula ajuda com a amamentação e quem conta com o seu apoio tem maiores probabilidades de vir a ter uma amamentação de sucesso

Porque as mulheres que contam com uma doula têm menos probabilidades de vir a sofrer depressões pós-parto

Porque a doula é uma pessoa com quem se pode contar 24 horas por dia para todo o tipo de dúvidas e desabafos

Porque no meio do "desconhecido" do parto a doula vai ser uma mão amiga que saberá tranquilizar a futura mãe e o seu companheiro

Porque a doula além de ajudar a mãe, dará apoio ao acompanhante relativamente às formas que este poderá encontrar para ajudar e apoiar a futura mãe

Porque a doula tem conhecimentos suficientes e actualizados para explicar aos pais todas as alternativas ao seu dispor e ajudá-los a elaborar um plano de parto

Porque a doula recebeu formação e sabe o que a mulher precisa durante o parto, sabe aplicar técnicas no alívio da dor, conhece posições que facilitam o progresso do trabalho de parto

Porque com uma doula a futura mãe tem menos 50 % de probabilidades de precisar de uma cesariana e a duração do trabalho de parto reduz em média 25%. Tem 60% menos de probabilidades de necessitar uma epidural e menos 40% de hipóteses de vir a precisar de oxitocina sintética. Nos partos com doula, a necessidade de usar fórceps desce 40%, comparando com partos sem o seu apoio[1]

Porque até a própria Organização Mundial de Saúde[2] se refere de forma bastante favorável ao acompanhamento das doulas no trabalho de parto, referindo que a sua presença oferece "muitos benefícios, incluíndo partos mais rápidos, com menos medicação e uso de epidural, menos índices de apgar abaixo de 7 nos recém-nascidos e menos partos instrumentalizados"[3]

Porque a doula é alguém com quem se pode contar para ajudar depois do parto, mesmo com pequenos gestos como preparar uma refeição reconfortante para a mãe enquanto esta descansa com o seu bebé

Porque o apoio de uma doula durante o final da gravidez, parto e pós-parto, não custa mais do que 3 consultas com um médico particular e apesar disso envolve um acompanhamento muito próximo, exclusivo e constante

[1] segundo um estudo de 1993 por Kennel e Klaus, autores do livro "The Doula Book: How a trained Labour Companion Can Help You Have a Shorter, Easier and Healthier Birth"
[2] "Safe Motherhood, Care in Normal Birth: a Practical Guide", World Health Organization, Geneva - WHO/FRH/MSM/96.24
[3] ref. a Klaus et al 1986, Hodnett and Osborn 1989, Hemminki et al 1990, Hotmeyer et al 1991

Retirado do blog "Aqui há bebé"

fraldas de pano VS fraldas descartáveis (Em $US)


AS fraldas de pano são uma alternativa muito mais natural e económica do que as actuais fraldas descartáveis. Ainda que estas ainda não sejam muito usadas em Portugal em países como os EUA ou Inglaterra já ultrapassam os 35% de utilizadores. Se ainda não descobriste o fabuloso mundo das fraldas de pano continua a ler e poderás obter mais informações.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quantas fraldas necessito?
O número depende da frequência com que se lavam e do tipo de fraldas que se usam:
tudo em um ou de duas peças. Nos primeiros meses 20 a 24 fraldas tradicionais e três capas impermeáveis serão o suficiente. O ideal será esperar até aos 4/5 meses para que se observe a sua evolução anatómica e de peso para escolher o tamanho mais adequado.


Como lavar as fraldas de pano?
A lavagem é muito importante e determinante da boa absorção da fraldas. Esta deve ser lavada pelo menos duas vezes antes de ser utilizada. Não se devem utilizar lixívias, amaciadores nem detergentes muito gordurosos uma vez que podem limitar a impermeabilização da capa. A fralda deve ser colocada para lavar fechada para que o velcro não perca a "força". devem ser lavadas entre 60-90º e pode usar-se máquina de secar.

Como evitar o aspecto amarelado e as manchas difíceis?
Existe uma sabão próprio para manchas difíceis onde as fraldas poderão ser colocadas de molho de preferência ao sol com pouca água. O suficiente apenas para as cobrir e bastante sabão. Para a cor amarelada uma solução será adicionar vinagre á água. A cor amarela é dada pela alcalinidade da água. Utilizar a máquina de sacar poderá também ajudar.

Que fazer se há fugas?
A fugas podem dever-se a três circunstâncias:
1.A capa impermeável não cobre totalmente o absorvente
2. O absorvente perdeu a sua capacidade devido ao uso de detergentes inadequados
3. A fralda está saturada e deve ser mudada com mais frequência ou ser adicionado um absorvente extra

Estas fraldas causam dermatites?
Não. A dermatite é causada pela combinação de urina e fezes junto á epiderme por períodos prolongados de tempo, diarreias ou alguns tipo de alimento que tenha tornado as fezes mais ácidas e não por causa da fralda. Este factor dá-se tanto em fraldas de pano como nas descartáveis.

Aguentam uma noite?
Sim. Poderá adicionar-se um absorvente extra ou utilizar-se um tipo de fralda tudo em um mais absorvente para a noite.

Se tiverem outras questões coloquem-nas que eu terei todo o prazer em responder assim como adicioná-las a esta lista ;)